Trabalho

É hora de buscar nova vaga de emprego?

No Sine, a procura está baixa

Foto: Jô Folha - DP - A construção é um dos setores que mais oferece oportunidades para diferentes qualificações pelo Sine

Por Maria da Graça Marques
[email protected]

O começo do ano não tem motivado muito os pelotenses para a busca de uma vaga de emprego. Pelo menos, isso tem ocorrido nos últimos anos, segundo o coordenador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Pelotas, Glauber Burkle. A procura pelas vagas está fraca - “parece que o pessoal está de ressaca”, comenta Burkle, que concorda ser o setor da construção o de maior oferta de vagas neste início de janeiro.

Na relação diária divulgada pelo Sine em Pelotas, o setor sempre está presente, com diferentes vagas, inclusive para pessoas com deficiência ou reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Também há ofertas de empregos principalmente para área de serviços, mas também para indústria e comércio.

Na terça, no final da manhã, estavam disponíveis 70 vagas, sendo apenas dez delas para atender às safras de soja e arroz, comprometidas neste ano pela seca na região. O momento ainda é de espera por parte dos produtores, que se mostram apreensivos para a contratação de maior número de safristas diante do quadro atual, comenta o coordenador do Sine. Para atender às indústrias de conservas, a queda de contratações temporárias foi de 5% nesta última safra de pêssegos.

E esses safristas buscam nova vaga de emprego no começo do ano? Segundo Burkle, a maioria são mulheres, que não buscam no Sine uma recolocação no mercado de trabalho. “Ficam na informalidade”, conta. Ao contrário de anos anteriores, o começo de ano não tem mostrado um perfil definido, com faixa etária ou escolaridade específicas. Em outros anos, era maioria a procura pelos jovens. As vagas são diversas, com diferentes exigências.

Atendimento presencial
Diariamente, de segunda a sexta-feira, a Agência do Sine em Pelotas funciona das 8h às 16h, na rua Lobo da Costa, esquina com a General Osório.

Anteriormente, recorda Burkle, eram formadas extensas filas no local para a abertura, o que mudou, com a procura pelas vagas em diferentes horários, já que a oferta delas ocorre também ao longo do expediente. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

2022 fecha com inflação de 5,79% Anterior

2022 fecha com inflação de 5,79%

Sobe a confiança dos pequenos da indústria Próximo

Sobe a confiança dos pequenos da indústria

Deixe seu comentário